terça-feira

O Significado dos Alimentos na Festa de Ano Novo

A ceia de Ano Novo traz, em sua comida e sua forma de servir, muitos significados.

A começar pela fartura, pela imensa quantidade de comida que geralmente encontramos à mesa nessa ocasião, que reflete não só um momento de abundância e felicidade, mas o desejo de que as mesmas se repitam em todo o ano que está por vir.

Lentilhas, romãs e figos são alimentos conhecidos desde os tempos bíblicos. Nós, no Brasil, herdamos um pouco da cultura de diferentes povos e também seus costumes alimentares. Adotamos crenças e superstições e com isso alguns alimentos passaram a fazer parte da nossa mesa de Natal e Réveillon. A romã, por exemplo, que aparece em muitas passagens da Bíblia, é de origem árabe e chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. Como a fruta tem muitas sementes, diz a tradição que está ligada à prosperidade.

Veja algumas crenças e superstições mais populares:

TH38D5~2

Arroz

O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte. O Líbano tem ainda uma outra curiosidade, é costume desse povo comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.

Photobucket

Lentilhas

A lentilha é sinal de boa sorte, principalmentepara os italianos.No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.Basta uma colher de sopa na ceia para assegurar um ano inteiro de fartura.

Photobucket

Romã

A romã é símbolo de fartura e fertilidade.Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira... envolto em papel branco

Photobucket

Uvas

A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.Para os portugueses, comer três, sete ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante fartura. Para atrair dinheiro, guarde as sementes na carteira até a virada do próximo ano.

TH_901~1

Vinho e Champanhe

O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista. Na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba vinho em copos de cristal.

O Champanhe, também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo. O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. O único problema é que essa é uma bebida cara, mas você pode substituí-la por espumantes nacionais ou importados, de quase igual qualidade e mais baratos.

Porco e leitão

O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.

noname

Aves

Evite as Aves, Passe longe de frango, peru, faisão ou qualquer tipo de ave se quer ter algum sucesso no ano que vem! As aves ciscam para trás e, para os supersticiosos, isso indica retrocessos e atraso de vida.

Photobucket

Figo

Está associado à imagem de Maria, mãe de Jesus, por isso acredita-se que traga prosperidade. Os povos do Oriente costumam oferecer o figo seco entre nozes aos seus convidados no Natal.

Photobucket

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras

Trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura e sorte...

Photobucket

Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...

Mário Quintana

6 comentários:

Unknown disse...

Muito show. Lindo trabalho de pesquisa. Feliz Ano Novo, amiga. Bjs.

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Muito legal o seu artigo, pois mostra o quanto os hábitos alimentares estão ligada há várias culturas e supertições.

Abraço e feliz ano novo!

=]
-----------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Daniela Figueiredo disse...

Oi, Sol.
Amei o post (adoro essas dicas de boas energias). Passando para te desejar um feliz 2009, com muita luz e paz. Que tua vida seja muito próspera, com muita saúde, alegrias, amor, paixão e tudo de bom.
Beijos.

Anônimo disse...

Ao ler este posto fiquei sabendo do significado da romã e não tive como me remeter à minha infância onde adorava comer esta deliciosa fruta e depois ficava com as mãos pretas. Saudosismo!
Bjs.
Janeisa

Anônimo disse...

Gostei deste poste. Adoro saber a "história! das coisas. Andei lendo também os exercícios para fortalecer a energia. Realmente existem pessoas e lugares que "sugam" nossa energia tal qual vampiros. precisamos nos cuidar para que também nós, não n os transformemos em "desenergizante de nós mesmos e dos que estão à nossa volta.

Bjoks
Raquel

Mirna disse...

Gostei do seu blog e as informações que você lhe oferecer. Eu gostaria que você fala sobre o significado alimentação de animais. meu cachorro come Total Alimentos, o que significa? obrigado

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios