sexta-feira

76 modos do açúcar acabar com a saúde

Além de destruir a homeostase do organismo, o excesso de açúcar pode causar várias outras conseqüências importantes. A seguir, uma lista de alguns problemas metabólicos causados pelo açúcar, tirados de várias revistas médicas e outras publicações científicas. 1. O açúcar pode desativar o seu sistema imunológico e Leia tudo...

    e prejudicar sua defesa contra doenças infecciosas.

    2. O açúcar desorganiza as relações entre os sais minerais no organismo: provoca deficiência de cromo e cobre e interfere com a absorção de cálcio e magnésio. 3. O açúcar pode provocar um aumento rápido da adrenalina, da hiperatividade, da ansiedade, da dificuldade de concentração e da irritabilidade em crianças. 4. O açúcar pode provocar um aumento significativo no nível total de colesterol, triglicerídeos e mau colesterol e reduzir o de bom colesterol.

    5. O açúcar provoca a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos.

    6. O açúcar alimenta as células cancerosas e foi relaconado ao desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago. 7. O açúcar pode aumentar o nível sangüíneo de glicose em jejum e provocar, como reação, hipoglicemia. 8. O açúcar pode piorar a visão. 9. O açúcar pode provocar muitos problemas do trato gastrointestinal, como gastrite, indigestão, má absorção em pacientes com doença intestinal funcional, aumento do risco de doença de Crohn, colite ulcerativa. 10. O açúcar pode provocar envelhecimento prematuro.

    11. O açúcar pode levar ao alcoolismo. 12. O açúcar pode acidificar a saliva, estragar os dentes e provocar doença periodontal (das gengivas). 13. O açúcar contribui para a obesidade. 14. O açúcar pode provocar doenças autoimunes como artrite, asma, esclerose múltipla. 15. O açúcar ajuda muito a infestação descontrolada de Candida Albicans (fungo).

    16. O açúcar pode provocar cálculos de vesícula. 17. O açúcar pode provocar apendicite. 18. O açúcar pode provocar hemorróida. 19. O açúcar pode provocar varizes. 20. O açúcar pode elevar a resposta de glicose e insulina em usuárias de contraceptivos orais. 21. O açúcar pode contribuir para a osteoporose. 22. O açúcar pode provocar uma queda na sensibilidade à insulina, provocando assim um nível elevado e anormal de insulina e, finalmente, diabetes.

    23. O açúcar pode reduzir o nível de vitamina E. 24. O açúcar pode aumentar a pressão sangüínea sistólica. 25. O açúcar pode provocar sonolência e redução da atividade em crianças.

    26. A ingestão elevada de açúcar aumenta o nível de produtos glicosados avançados (PGA) (moléculas de açúcar que se ligam às proteínas do corpo, danificando-as). 27. O açúcar pode interferir na absorção de proteínas.

    28. O açúcar provoca alergias alimentares.

    29. O açúcar pode provocar toxemia durante a gravidez.

    30. O açúcar pode contribuir para o eczema em crianças.

    31. O açúcar pode provocar aterosclerose e doença cardiovascular.

    32. O açúcar pode prejudicar a estrutura do DNA.

    33. O açúcar pode mudar a estrutura das proteínas e causar uma alteração permanente da maneira como agem as proteínas no corpo. 34. O açúcar pode fazer a pele envelhecer ao mudar a estrutura do colágeno. 35. O açúcar pode provocar catarata e miopia. 36. O açúcar pode provocar enfisema. 37. A ingestão elevada de açúcar pode prejudicar a homeostase fisiológica de vários sistemas do organismo.

    38. O açúcar reduz a capacidade de funcionamento das enzimas. 39. A ingestão de açúcar é mais alta em portadores de mal de Parkinson. 40. O açúcar pode aumentar o tamanho do fígado ao fazer as células do órgão se dividirem e aumentar o nível de gordura no fígado. 41. O açúcar pode aumentar o tamanho dos rins e produzir mudanças patológicas no órgão, como a formação de cálculos renais.

    42. O açúcar pode danificar o pâncreas.

    43. O açúcar pode aumentar a retenção de fluidos no organismo.

    44. O açúcar é o inimigo nº 1 do funcionamento do intestino.

    45. O açúcar pode danificar o revestimento dos capilares. 46. O açúcar pode deixar os tendões mais frágeis.

    47. O açúcar pode provocar dores de cabeça e enxaquecas. 48. O açúcar pode reduzir a capacidade de aprendizado, afetar negativamente as notas das crianças e provocar transtornos de aprendizagem.

    49. O açúcar pode provocar o aumento das ondas cerebrais delta, alfa e teta e assim alterar a capacidade de pensar com clareza.

    50. O açúcar pode provocar depressão. 51. O açúcar pode aumentar o risco de gota. 52. O açúcar pode aumentar o risco mal de Alzheimer. 53. O açúcar pode provocar desequilíbrio hormonal, como aumentar o nível de estrogênio em homens, exacerbar a TPM e reduzir o nível de hormônio do crescimento.

    54. O açúcar pode levar a tonturas. 55. As dietas ricas em açúcar aumentarão os radicais livres e o estresse oxidativo.. 56. As dietas com muita sacarose em indivíduos com doença vascular periférica aumentam significativamente a adesão das plaquetas. 57. O consumo elevado de açúcar por adolescentes grávidas pode levar a uma redução substancial da duração da gravidez e está associado à duplicação do risco de ter um bebê pequeno demais para a idade gestacional. 58. O açúcar é uma substância que vicia. 59. O açúcar pode embebedar, como o álcool. 60. O açúcar dado a bebês prematuros pode afetar o volume de dióxido de carbono que produzem. 61. A redução da ingestão de açúcar pode aumentar a estabilidade emocional. 62. O açúcar é transformado em quantidade 2 a 5 vezes maior de gordura na corrente sangüínea do que o amido. 63. A absorção rápida do açúcar promove a ingestão excessiva de comida em obesos. 64. O açúcar pode piorar os sintomas de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

    65. O açúcar afeta negativamente a composição de eletrólitos da urina. 66. O açúcar pode reduzir a capacidade de funcionar das glândulas adrenais.

    67. O açúcar tem potencial de provocar processos metabólicos anormais em indivíduos saudáveis normais e promover doenças crônicas degenerativas. 68. A alimentação intravenosa com água açucarada pode interromper o fluxo de oxigênio para o cérebro. 69. O açúcar aumentar o risco de poliomielite.104

    70. A ingestão elevada de açúcar pode provocar convulsões epilépticas.

    71. O açúcar provoca pressão alta em pessoas obesas. 72. Em unidades de tratamento intensivo, a limitação de açúcar salva vidas. 73. O açúcar pode provocar a morte celular. 74. Em centros de reabilitação juvenil, quando as crianças passaram para uma dieta com pouco açúcar houve uma queda de 44% do comportamento anti-social.

    75. O açúcar desidrata recém-nascidos.

    76. O açúcar pode provocar males das gengivas.

    Nancy Appleton, Ph.D. Autora do livro Lick The Sugar Habit www.nancyappleton.com

7 comentários:

Victor S. Gomez disse...

Eu tomo café muito doce. tenho que ter cuidado. Abraços

Tita Carré disse...

Oi adoro teu blog, mas nesse post vc só esqueceu do titulo, "O açúcar em excesso...", porque o que vai dar de gente tomando suco de limão amargo...rsrsrs
beijo

Anônimo disse...

Oi, Sol,
Depois que me conscientizei dos males do açúcar e das gorduras, comecei a ter uma alimentação mais saudável e hoje em dia, já acostumei com essas mudanças e minha saúde, com certeza, agradece. Abraços e sorrisos! Lu

Anônimo disse...

Sol,
muito bonito o blog aqui
..a partir do nome .
tadeu filippini
p.s. novamente..obrigado pelo convite no dihitt

Margareth Bravo disse...

Excelente post!
Ainda uso açucar infelizmente; venho substituíndo por mascavo e demerara que são bem mais caros. Essas constatações a respeito dos males provocados pelo açúcar me levam a pensar, o que falta para a Organização Mundial de Saúde colocar esse item na lista de venenos, como uma espécie de tóxico, uma vez que está cientificamente comprovado os danos irreparáveis a saúde.
Um abraço e obrigada

Anônimo disse...

Li a mais de 20 anos: Sugar Blues, uma dica de leitura para quem gostou deste post.

Metal Omega disse...

Eu concordo com o seguinte.
Precisamos de açúcar, nosso corpo necessita.
Mas tudo que é em excesso, faz mal.
Tu podias selecionar também os prós do açúcar :-)
Ele somente se torna malicioso em excesso.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios